DESCARTE DE ELETRÔNICOS

Programa Iriel de Logística Reversa de Resíduos de Produtos Eletroeletrônicos

A Iriel, uma empresa do Grupo Siemens, exercendo seu compromisso com a sociedade, por meio da aplicação das boas práticas e do seu real entendimento sobre a produção industrial consciente e sustentável, aderiu e estabeleceu o seu próprio Programa de Logística Reversa de Resíduos Produtos Eletroeletrônicos.

Somos todos responsáveis

Em conformidade com a Lei nº 12.305/10, a Iriel, como fabricante, visa minimizar o problema da super produção de lixo eletrônico no país, assumindo sua parte na responsabilidade pela destinação adequada, assim como devem proceder os demais envolvidos na cadeia: governo, revendedores e consumidores.

O Lixo Eletrônico (e-lixo)

Além dos mais conhecidos como computador, aparelho celular, impressora, câmera digital, CD, baterias, são considerados “e-lixo” também materiais elétricos que envolvam componentes eletrônicos, que é o caso de parte dos nossos produtos de funcionalidades como dimmer digital, sensor de movimento, controlador de ventilador, entre outros. Os componentes que fazem parte dos produtos eletrônicos são constituídos por substâncias químicas , e uma vez descartados de forma inadequada, em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos, cursos d’água, tornam-se problemas ainda maiores, desta forma podem vir a agredir o homem e o meio ambiente. De forma cumulativa no meio ambiente podem gerar distúrbios nos seres humanos, como por exemplo: - contaminação por inalação de chumbo causa irritabilidade, lentidão de raciocínio, insônia, alucinação e hiperatividade. - contaminação por inalação e toque de mercúrio causa distúrbios renais e neurológicos, alterações genéticas e no metabolismo.

Mais que reciclagem, uma medida sustentável

O Programa Iriel de Logística Reversa viabiliza a coleta de seus conjuntos e módulos eletrônicos e restitui esses resíduos sólidos a sua unidade fabril, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para que os mesmos sejam encaminhados para uma destinação final ambientalmente adequada. Para isso, só é preciso que entre em contato através do email logistica.reversa.br@siemens.com para que o consultor passe as orientações sobre o procedimento do descarte. É muito simples!